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Orientações gerais para elaboração de Projetos de Pesquisa ou Atividade Didática

Publicado: Terça, 21 de Agosto de 2018, 11h38 | Última atualização em Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h20 | Acessos: 201

 

  • estar ciente de que a dor e o sofrimento dos animais devem ser minimizados ou evitados. Este item é tão importante quanto alcançar os objetivos científicos ou didáticos;
  • seguir os Princípios Éticos da utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica e os conceitos dos 3Rs;
  • conhecer a biologia e a etologia da espécie que será utilizada, bem como lembrar as diferenças entre espécies e que o bem-estar possui dois componentes: o físico e o comportamental;
  • documentar a atividade didática por meio de filmagens, gravações ou fotografias de forma a permitir sua reprodução para ilustrar práticas futuras, evitando-se a repetição desnecessária de procedimentos didáticos com animais;
  • prover alojamento, ambiente, alimentação e controle ambiental apropriados para a espécie;
  • realizar manejo adequado para a espécie e prever que o mesmo seja executado por pessoas treinadas para esse fim, pois a intensidade de sofrimento causado pelo mau manejo e mau alojamento, muitas vezes, supera o sofrimento resultante dos procedimentos experimentais;
  • possuir equipe técnica devidamente treinada e capacitada;
  • ter médico veterinário responsável pela saúde e bem-estar dos animais;
  • apresentar seu projeto à Comissão de Ética no Uso de Animais pertinente antes de iniciar sua execução

 Pontos a serem considerados pelos pesquisadores antes de submeter uma proposta à CEUA.

  • o uso de animais é necessário?
  • existem alternativas ao uso dos animais? Se existem, citar quais e por que não vão empregá-las.
  • o estudo foi planejado para produzir resultados válidos? É necessário um estudo-piloto?
  • as espécies ou animais foram selecionados de forma apropriada?
  • há instalações, equipamentos e condições do ambiente adequadas disponíveis?
  • todo o pessoal envolvido está adequadamente treinado? Há algum conhecimento sobre a biologia e comportamento da espécie que vai usar?
  • procurou-se utilizar o menor número possível de animais?
  • há estratégias para minimizar e monitorar a dor e o distresse?

 (Resolução Normativa CONCEA n.25, de 29 de setembro de 2015)

 

 

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